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Como um nome tem o poder de deixar claro a proposta de valor

Case | Branding

Leitura de 4 · 05 set, 2018 · por Barbara Silva

A proposta de valor tem o poder de ajudar na transformação de uma ideia em um negócio e um nome de expressar a identidade da marca e posicionamento desejado.

Esse novo negócio chegou para nós em um momento em que era somente uma ideia, conectada com a vontade dos sócios de fazer algo diferente dentro do segmento de caixas de assinatura. No processo de branding, era necessário construir um posicionamento para a marca, manifestado por um novo nome, uma identidade visual e verbal alinhadada com eles e que ancorasse em um produto e serviço proprietários dentro do segmento. 

O primeiro passo foi identificar o que estava por trás daquele conceito de negócio, qual o propósito da nova marca que surgia e o que ela estava trazendo de único. Durante esse processo percebemos o que conectava a ideia e a vontade para um novo negócio: oferecer surpresas para pessoas em meio a rotinas tão estressantes e comuns.

Definimos a essência e atributos dessa marca. A sua proposta de valor é:

 

Plataforma de marca focada em criar o surpreendente na sua rotina

 

E sua intenção de posicionamento no mercado:


“Somos uma empresa que proporciona pequenos momentos de surpresa na vida das pessoas, para que elas possam respirar em meio às suas rotinas, renovar as energias e voltar ao dia a dia com mais motivação e felicidade.”


O nome da marca:

Percebemos que o nome que os sócios haviam escolhido antes de começar o projeto – Fambox – não reforçava os direcionamentos estratégicos e não expressava a proposta de posicionamento. Por isso começamos um processo de naming para definir um nome que represente de maneira adequada toda a estratégia deste novo modelo de negócio.

O processo começou com a definição da personalidade da marca. Como em uma pessoa, os valores – neste caso representados na plataforma de marca com essência e atributos – podem ser manifestados por personalidades diferentes. Porém diferente de uma pessoa, a personalidade de marca não precisa surgir apenas ao passar do tempo e das experiências, podemos definir de forma estratégia qual a  personalidade de marca queremos ter e construir todos os elementos para alcançar isso. O nome dessa marca então já surgiu com a importância de reforçar a personalidade: uma marca diferente, sedenta e amiga.

Usando como base a plataforma de marca desenvolvemos todo o nosso processo colaborativo para criar o nome. As centenas de nomes gerados foram analisados e filtrados de acordo com a plataforma da marca, personalidade, e claro, de acordo com requisitos técnicos de sonoridade, construção semântica e possibilidades de registro do inpi e de domínio de site. E assim, chegamos no nome experiencial, de fácil pronúncia, de amplo conhecimento e associações e conectado com o segmento de clientes desejado. Atendemos também o requisito de se aproximar de alguns concorrentes e permitir o crescimento com agregação de sufixos.

Suspira, um nome que celebra os momentos de pausa

Respirar profundamente geralmente por saudades, desejo ou melancolia. Pesquisas sugerem o suspiro como uma espécie de “reinício” físico e mental, com um benefício prático.


Impactos do Processo

1. Definição da proposta de valor

Definição de como uma ideia de negócio se conecta com o propósito dos empreendedores e se manifesta em uma proposta de valor que seja relevante para os clientes.

2. Um nome único alinhado

Com a plataforma de marca, com o posicionamento, com a personalidade e diferenciado do segmento.

Conheça a Suspira!


 

 

 

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