Fundo com vetores

Como a Lazo Mason se diferenciou com o seu novo nome

Case | Branding

Leitura de 5 min · 20 abr, 2018 · por Oni

O entendimento global do contexto é necessário para qualquer processo de branding e para guiar o próximo passo de qualquer empresa.

No momento de início de projeto, a Arquitetando A2 já era reconhecida pelos 5 anos de mercado e seus inúmeros projetos de alto padrão e mostras na Casa Cor. Mesmo assim, as sócias Laura Raquel e Anelise Melo perceberam que era hora de dar o próximo passo para consolidação do posicionamento desejado, um novo nome ainda não era uma das necessidades que elas identificavam como latente.

A percepção da marca era totalmente vinculada a figura das duas arquitetas enquanto indivíduos e não do escritório, além da sua expressão de marca visual e tangíveis de entrega não serem compatíveis com o seu público classe A e com os objetivos estratégicos empresariais.

Como a experiência desejada para o usuário determinou o novo nome da marca.

Realizamos um diagnóstico que avaliou toda a atuação das arquitetas, a percepção da qualidade de seus trabalhos pelos seus clientes, a análise da sua identidade e o panorama do mercado de arquitetura e a visão de negócio das sócias. A solução proposta foi um reposicionamento completo do escritório, sendo tangibilizado desde o redesenho de toda a jornada de serviço experienciada pelos seus clientes até o seu novo nome que deveria transmitir a essência da marca e a quebra com as duas figuras das sócias: o amparo ao cliente em todo o processo, do planejamento à decoração.


O naming

Desenvolvemos o processo com um grande objetivo de diferenciar a empresa do padrão de nomenclatura do mercado imobiliário que sempre explora o nome dos sócios e também aproximar a marca do seu público classe A. Esta fase do projeto durou 2 meses, levando em consideração a estratégia da marca, os aspectos linguísticos, culturais e legais; resultando em uma shortlist de 6 possibilidades de nome, cada um com sua possibilidade de posicionamento e percepção.


O novo nome é derivado do francês.

1. lazo: elo, parceria, ligação, laço.

2. mason: aquele que constrói com pedra sob pedra, alvenéu.

Remetemos ao laço histórico da empresa com o trabalho do Mason, que utilizava pedra e argila para fazer seu trabalho e assim dar abrigo e proteção para as pessoas. Seu esforço manual, que demandava tempo e atenção, é o que fortalecia o elo entre o ele e seus clientes, porque cada obra atendia a necessidades singulares e pessoais.

 

Como chegamos no novo nome Lazo Mason para o escritório de arquitetura premium.

Impactos percebidos na Lazo Mason

1. Um novo significado
A evolução do negócio foi consolidada com o nome que aproximou a marca ao seu público.

2. Percepção alinhada
O nome gerou uma percepção dos stakeholders mais alinhada com a qualidade do seu serviço.

3. Diferenciação
O novo nome permitiu a empresa se diferenciar de seus concorrentes dentro do mercado de arquitetura.

 


Mais conteúdo sobre

Branding