Fundo com vetores

A marca do laboratório feito para pertencer à comunidade!

Case | Branding

Leitura de 6 minutos · 24 jan, 2020 · por julia

Como posicionar um laboratório de alta qualidade para pessoas de baixa renda?

O nome do negócio já entrega a solução, não é mesmo? Neste projeto de Branding, criamos uma marca próxima e amigável feita para pertencer à comunidade.

Vem conosco entender como tudo aconteceu!


Essência de marca do laboratório pertencer


O contexto

A grande idealizadora do laboratório Pertencer é a Maria Gabriela, biomédica e consultora em controle e gestão de qualidade laboratorial. Ela, que sempre ajudou outros laboratórios a conquistarem certificados de qualidade, decidiu abrir seu próprio laboratório no Recanto das Emas, uma cidade satélite de Brasília onde boa parte dos moradores depende da saúde pública. 

Desde as primeiras reuniões, era evidente o seu desejo de consolidar num negócio profissional um propósito social de levar um serviço humano, de qualidade e que entregasse mais que excelentes resultados laboratoriais, mas principalmente, dignidade e saúde a quem nem sempre tem acesso.


Propósito e pilares

Com este desejo latente, chegamos rapidamente à plataforma de marca que uniu o propósito profissional e pessoal da Maria Gabriela: oferecer uma “saúde de gente pra gente”, guiada pelos seguintes pilares:

  • Segurança nos detalhes
  • Acolher em todos os momentos
  • Impactar a comunidade
  • Viabilizar ao máximo o acesso

Público, mercado e posicionamento

Com os objetivos intrínsecos do projeto claros e sedimentados na plataforma de marca, foi hora de entender como esse negócio deveria se posicionar no Recanto das Emas. 

Visitamos a cidade. Entrevistamos moradores. Conversamos com líderes locais e avaliamos o serviço de cada concorrente. 

Todas essas informações coletadas por nós, cruzadas com dados secundários  sobre a região, nos deu uma boa perspectiva do panorama local.

Existiam bons serviços para os que tinham plano de saúde e serviços precários para quem dependia do SUS. No meio termo, estavam as clínicas populares, que não transmitiam a qualidade desejada, entre outros concorrentes genéricos que não se posicionavam com propriedade. 

Porém, o maior desafio estava na percepção do público-alvo: tudo que parecia bom, não parecia ser feito para eles. 

Era necessário mostrar a estas pessoas que elas poderiam sim ter acesso a um serviço de qualidade com um preço acessível e dignidade no atendimento. 

Por isso que nos posicionamos como:

Posicionamento de Marca do Laboratório Pertencer no Recanto das Emas

E com este posicionamento, existia o compromisso de ir em encontro ao público, integrar-se com a comunidade, promover eventos gratuitos de prevenção e de fato pertencer à sua rotina de cuidados com a saúde. 


A nova identidade de marca do laboratório

Nome

Uma curiosidade sobre o projeto é que ele chegou com um nome definido. Porém, com uma pesquisa ao cadastro no INPI percebemos que ele apresentava riscos, por existir outro nome bem semelhante no mercado. 

O que no início foi um baque para a cliente, que não esperava trocar de nome, se tornou uma oportunidade para expressar com muito mais clareza nosso posicionamento. Após o processo de naming, chegamos ao novo nome: Laboratório Pertencer


Identidade visual

Todo o sistema de identidade visual tinha como objetivo conectar com as pessoas, sendo amigável, leve e buscando desmistificar a percepção de que laboratório particular de qualidade é apenas para quem tem dinheiro. 

Proposta de Valor do Laboratório Pertencer

 

  • A ampla utilização de fotos reforça nossa essência de ser de gente pra gente.
  • A paleta de cores, versátil e lúdica, traz alegria às composições.
  • A fonte script, que imita uma caligrafia manual, traz a sensação de proximidade e acolhimento.
  • E os grafismos, que foram inspirados nos organismos observados em laboratório, deixam a composição orgânica e informal.
  • Todo universo visual culmina na assinatura gráfica, que de forma simples, acolhedora e próxima, transforma um microscópio em coração.

Os queridinhos desta identidade são os seus mascotes que adornam a sala de coleta infantil!

Mascotes Infantis do Laboratório Pertencer

 

Apresento-lhes Bina (a hemoglobina) e Léo (o leucócito) que deixam a experiência de tirar sangue muito mais acolhedora para as crianças.


Identidade verbal

A identidade verbal teve como objetivo criar mensagens que quebrasse as objeções do público, transmitindo que aquele serviço foi sim feito para eles!

Dentre as diretrizes de tom de voz, estava usar a linguagem das pessoas, escrever com as abreviações da língua falada e termos do dia a dia.

 

Identidade Verbal do Laboratorio Pertencer

 

A nova identidade tornou tangível a proposta da marca, transmitindo o profissionalismo de uma forma que aproxima as pessoas, para mostrar que saúde de qualidade pode sim pertencer à sua vida. 


Lançamento da marca

Tudo pronto. Obra finalmente concluída. Era hora de mostrar a nova marca ao mundo!

Criamos um site que deixa evidente a proposta da marca e auxilia na prestação de serviços e preparamos um evento para apresentar o novo laboratório à cidade.

O lançamento veio para de fato pertencer à comunidade! Uma manhã de saúde em conjunto com empreendedores locais, ofertando gratuitamente aos moradores do  Recanto das Emas verificação de pressão, exame de bioimpedância, exames de vista, comidas saudáveis e aulas de fitdance! 

O evento reuniu curiosos que aproveitaram para fazer um pequeno check-up em troca de alguns dados cadastrais. 

A “tenda do Pertencer”, com os exames gratuitos, fez tanto sucesso que se tornou uma forma fixa de divulgar o laboratório pela cidade e angariar clientes, enquanto leva prevenção e saúde à comunidade do Recanto das Emas.

 

Recanto das Emas no Laboratório Pertencer

Resultados do projeto

O projeto que chegou a nós como um sonho, foi ganhando forma, estratégia, identidade e diferenciação. É um exemplo de como uma proposta genuína pode  alavancar negócios e impactar positivamente a vida de centenas de pessoas.


Mais conteúdo sobre

Branding