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Branding na advocacia: Como impulsionar o posicionamento

Case | Branding

Leitura de 10 minutos · 20 jan, 2020 · por Eduardo Goulart

A evolução da expressão verbal e visual da Miranda Lima & Lobo para expressar seu posicionamento em Direito empresarial.

Posicionamento do Escritório de Advocacia Miranda Lima e Lobo

O desafio era claro: um escritório robusto com dificuldade em expressar o seu posicionamento e sem diretrizes de comunicação claras para promover o seu serviço. Juntos, nós da Oni e os sócios da Miranda Lima & Lobo construímos a base que desembocaria em uma expressão que, assim como o escritório, é robusta e que permite que sócios e equipe de advogados tenham ferramentas de comunicação para conquistar novos clientes e se destacar em um mercado extremamente concorrido.

Alinhamento de visão da liderança e consolidação da Proposta de Valor

Nossa primeira etapa de projeto é entender a visão do negócio. Com os sócios o nosso exercício é extrair o máximo de informações para que juntos possamos construir a Proposta de Valor da Miranda Lima & Lobo. Nesta primeira etapa também é de fundamental importância entender os valores da empresa, o seu jeito único de trabalhar e seus atributos de marca.

Essência de Posicionamento de Marca Advocacia

A Plataforma de Marca aqui é um grande guia comportamental e ideológico do que a Miranda Lima & Lobo é. Com a soma de seus atributos construímos um direcionamento que guia a cultura da empresa. A essência, o que é mais interno na marca, aqui cai como uma luva para o serviço oferecido pelo escritório:

Gerar impacto por meio de oportunidades jurídicas.

A Proposta de Valor é a soma das motivações dos sócios e da empresa, seus diferenciais e oportunidades no mercado. Para chegar na Proposta de Valor da Miranda Lima & Lobo começamos entendendo o mercado, observando como outros escritórios se posicionam e quais são as tendências para o segmento. Juntos chegamos a Proposta de Valor única que é o diferencial do escritório em usar o Direito como investimento, prevenindo riscos e enxergando oportunidades jurídicas.

O posicionamento é um desdobramento das definições e estudo de mercado. É o que nos ajuda a tangibilizar a Plataforma de Marca e a Proposta de Valor. Portanto o posicionamento desejado da MLL é ser um escritório de Direito para empresas que trabalha com o Direito como investimento e não apenas como contingência.

A entrega da expressão

Branding Advocacia Miranda Lima e Lobo

Na nossa atuação em branding focamos em direcionar e gerir a percepção da marca Miranda Lima & Lobo. Identificamos os caminhos para atingir o posicionamento e estruturamos toda experiência de marca para que ele seja alcançado.

Com a Miranda Lima & Lobo utilizamos personas para tornar mais tangível quem queremos atingir e alcançar. Com o entendimento de contexto dos sócios, pesquisa de mercado, ferramentas de design de serviço, cruzando e analisando artigos de especialistas chegamos a personas de uso que guiam nosso direcionamento verbal e visual.

Neste ponto seguimos com a definição visual que o escritório deveria se destacar, se mostrar atual e comunicar isso de forma clara e objetiva. A expressão é contemporânea e representa todo o trabalho de estratégia anterior que permitiu que a construção da expressão fosse um caminho natural e extremamente estruturado.

Tom de Voz e Identidade Verbal - Miranda Lima & Lobo - Advogados Personas

Com a expressão verbal não foi diferente, utilizando pontos importantes da nossa Plataforma de Marca chegamos às definições de Tom de Voz, Direcionamentos de Aplicação e Mensagens Principais. Assim como as pessoas, as marcas também têm um jeito próprio de falar. Com as definições de expressão verbal damos a coerência do discurso independente de quem escreva ou fale em nome da marca.

O Tom de Voz é uma das principais formas de tangibilizar a nossa personalidade na linguagem verbal utilizando a entonação. Já as mensagens principais são frases curtas que sintetizam o discurso de marca. Elas devem ser reforçadas com frequência para gerar pregnância e expressar com clareza a Proposta de Valor, posicionamento e essência da Miranda Lima & Lobo.

Mockup de Papelaria - Miranda Lima e Lobo

Com diretrizes estratégicas e de expressão em mãos nosso objetivo era transmitir o trabalho realizado junto dos sócios para os colaboradores do escritório. Os colaboradores são os grandes responsáveis pela entrega da marca e seus maiores representantes. Por isso alinhamos todos do time para que eles contribuam com sua entrega de valor, entendam o seus papéis, o impacto das suas ações e as diretrizes que guiam a sua atuação.

Nós acreditamos que para alcançar resultados os projetos de design de negócios precisam ser colaborativos. E com a Miranda Lima & Lobo alcançamos um resultado que surpreende e se destaca no mercado de advocacia.

Visite o site da Miranda Lima & Lobo.

Impacto do Projeto

Alinhamento estratégico dos envolvidos no negócio
Expressão verbal e visual consolidada
Entrega de posicionamento por meio site e materiais institucionais
Alinhamento de equipe e estímulo cultural

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