Conheça o processo de branding que consolidou a Lekto, um grupo que trabalha com educação de crianças de 6 a 12 anos de idade, formação de pais e professores e tecnologias educacionais. Com sua metodologia própria – a Lektologia – cada criança é capaz de desenvolver habilidades socioemocionais de maneira equilibrada.
Com um conhecimento profundo sobre ciência da criança, os criadores do que viria ser a Lektologia, abriram uma escola diferente. Ao invés de salas de aula tradicionais, havia cenários: para aprender sobre a natureza, sobre tecnologia, sobre nutrição, sobre o corpo, sobre a mente e sobre expressões artísticas. As crianças não tinham um professor, mas sim um tutor que as ajudava a desenvolver diferentes habilidades, cada uma em seu tempo.
Os pais e educadores percebiam o resultado desse programa – mais do que aprender conteúdos, viam seus filhos e tutorando enfrentando suas dificuldades e se desenvolvendo no que eles já eram bons. O resultado de aprendizado era inegável. Mas o que era percebido como grande diferencial era a inteligência por trás de cada processo de desenvolvimento: a metodologia, suas ferramentas e teorias. Nesse momento, surgiu a inquietação que traria a Lekto para a Oni: como expandir minha metodologia enquanto negócio para além da minha escola?
Consolidação do Propósito e da Proposta de Valor
Nosso primeiro passo de projeto foi alinhar a liderança do projeto de seu propósito e proposta de valor. A partir da visão de que existe uma nova criança que precisa ser conhecida profundamente e de que a educação precisa se adaptar para essa nova realidade, o grupo (que nesse momento só tinha um codinome) chegou a sua essência: a partir de um olhar encantado sobre cada criança, o cultivo em rede em parceria com pais, escolas e educadores e uma vontade de evolução infinita, a Lekto existe para dar às crianças menos caixas e mais escadas para um amanhã melhor.
Com um propósito claro para todos e um diagnóstico de percepção dos pais, alunos e educadores do negócio atual, bem como uma breve pesquisa de mercado, compreendemos sua vantagem desleal: uma inteligência de desenvolvimento infantil que poderia contribuir para todo o ecossistema de educação – desde formação de professores até mesmo a implementação completa da metodologia em escolas.
Um grupo que é autoridade em ciência da criança
Ao perceber o impacto da proposta de valor, o grupo já buscava se estruturar em volta de diferentes unidades de negócio. Por isso, decidimos que a Lekto teria um posicionamento mais governante e elástico, com submarcas endossadas: se está dentro do universo de desenvolvimento infantil, é uma área com a qual podemos trabalhar. Isso nos daria liberdade para trabalhar com as crianças diretamente, mas também com seus pais, educadores dentro e fora da lekto e escolas; além de uma diversidade de produtos que poderiam ir desde programas de contraturno até mesmo softwares e outras tecnologias educacionais que dão suporte à implementação da metodologia.
Neste momento, fica claro que a Lekto vai além de educação por si só, mas atinge todo o ecossistema escolar. Por isso, a Lekto não quer ser uma escola – a escola é nossa parceira. Uma das grandes realizações desse momento foi perceber que a escola piloto que os levou a perceber o potencial do grupo no futuro deveria se tornar uma cliente. A partir disso, foi tomada a decisão de separar o grupo dessa escola, garantindo que cada equipe tivesse o foco no resultado dos negócios em que trabalha.
Uma expressão que abraça a criatividade infantil
O nome Lekto vem de intelecto, que na filosofia remete a capacidade inerente à condição humana de pensar, refletir e compreender o universo e seus seres. O nome do grupo é simples para utilizar nas submarcas, levando o endosso para todas as iniciativas do grupo.
A identidade visual nasce de mesclar o universo de adultos em crianças em uma só marca, dando também a flexibilidade de uma expressão mais sóbria ou mais lúdica de acordo com quem estamos falando. Essa união é feita a partir do texto construído sempre em uma grid definida, mas com intervenção de ilustrações e linhas – quase como uma criança que pega um documento do pai para desenhar.
Além da expressão visual, surge também o dialekto, o modo de falar da Lekto, com um vocabulário de reforça tanto a identidade do grupo mas também os valores pedagógicos da metodologia. Esse dialekto define, além do tom de voz evolutivo e encantado, nossas palavras preferíveis.
- Ao invés de metodologia, prefira lektologia
- Ao invés de alunos, prefira aprendizes
- Ao invés de professores, prefira tutores
- Ao invés de ensinar, prefira estimular
- Ao invés de aprender, prefira desenvolver
- Ao invés de ajudar, prefira incentivar
- Ao invés de excepcional, prefira extraordinário
- Ao invés de característica, prefira aptidão
- Ao invés de infantologia, prefira ciência da criança
- Ao invés de papai e mamãe, prefira família
- Ao invés de disciplinas, prefira habilidades
- Ao invés de corrigir, prefira ressignificar
- Ao invés de bilinguismo, prefira translinguagem
- Ao invés de contraturno, prefira suplementar
- Ao invés de aulas, prefira experiências de aprendizagem
- Ao invés de plano de aula, prefira trilha de aprendizagem
- Ao invés de boletim, prefira relatório de microdesenvolvimento
Comunicando a Lektologia
A metodologia da Lekto ganha um espaço maior em sua comunicação, com um nome próprio e uma logo própria que também conversa com todo o universo visual do grupo. Além de sua aparência, consolidamos também o modo como ela seria comunicada para possíveis clientes – escolas, educadores, ou pais – adequando-a principalmente para um público que não compreende com muita profundidade os termos pedagógicos, como pais ou gestores do governo e de escolas que não tem uma formação pedagógica. Compreendemos que a Lektologia pode se transformar em produtos de diversas maneiras e que um produto só não precisa entregar todos os pilares que a metodologia prega.
Com essa base dos 8 pilares da Lektologia, seus públicos atingidos e os produtos que o grupo era capaz de entregar, realizamos ciclos de trabalho de formatações de pitches de produtos, consolidando uma estrutura que pode ser utilizada para a prospecção dos produtos atuais e futuros. Hoje a Lekto está empoderada com conceitos, apresentações e textos, podendo utilizá-los para próximos pitches.
O que realizamos ao longo do projeto
1. Plataforma de marca da Lekto para condensar as nossas principais crenças e visão a longo prazo do grupo;
2. Posicionamento e arquitetura de marcas do grupo para definir nossa estratégia em relação aos concorrentes e o panorama do mercado;
3. Branding da Lekto, com o objetivo de alinhar sua expressão interna e externa, contendo Naming, Identidade Visual, Identidade Verbal e os principais modelos de aplicação;
4. Enxoval digital para a Lekto com foco em presença online: site, landing page para produtos e mídias sociais;
5. Consolidação da lógica de criação e apresentação de produtos a partir da Lektologia;
6. Criação de pitches para suporte comercial de cada um dos produtos desenvolvidos.
Impacto do Projeto
1. Posicionamento e arquitetura de marcas do grupo, levando em consideração suas unidades de negócio;
2. Divisão da operação da escola e da Lekto, criando times para cada uma das empresas de maneira que cada uma focasse naquilo que lhe traz mais retorno;
3. Definição de pacotes de valor de produtos, transformando a teoria pedagógica da Lektologia em produtos vendáveis, com base nos principais públicos e necessidades.
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