O DLAA
O Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental (DLAA) é um setor muito relevante no Ministério do Meio Ambiente que recebeu uma missão muito importante: elaborar estratégias de inteligência e colaboração que unisse as esferas públicas, privadas e da sociedade com o intuito de fomentar a adaptação climática no Brasil, pois mesmo que existam estratégias para evitar as mudanças climáticas, elas já existem e já afetam a nós e todo ecossistema e por isso também necessitamos desenvolver e implementar medidas de adaptação as mudanças que já existem. A liderança percebeu que as metodologias de design thinking poderiam facilitar esse processo e fomentar a inovação pois é ágil, coloca as pessoas como protagonistas do processo e foca em resultados realmente relevantes e aplicáveis no contexto.
![plataforma de marca do departamento como ferramenta de análise durante o workshop de design thinking](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2018/04/ministerio-do-meio-ambiente-mitigacao.png)
O desafio
O desafio do projeto era a elaboração de uma estratégia nacional de capilarização de informações e de engajamento dos diferentes stakeholders para adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Com uma equipe reduzida e uma tarefa muito grande, nossa abordagem foi realizar um treinamento empresarial inovador para criar mecanismos baseados no mindset de design thinking que possibilitasse que a própria equipe do departamento trabalhassem juntos para replicar em seu dia a dia para construir soluções estratégicas e engajar seus diferentes públicos no que diz respeito à mudança climática.
![jarro de ideias para possibilitar que a equipe não saisse de foco durante o workshop de design thinking](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2018/04/dlaa-design-thinking.png)
O processo
O desenvolvimento do time aconteceu em algumas etapas. A cada sprint uma fase era concluida e levava o time mais próximo do seu objetivo. A primeira etapa do projeto foi a necessária imersão no contexto para entendimento do cenário do desafio, iniciado por um workshop colaborativo onde foi feito um mapeamento do histórico do departamento, sua situação presente e visão de futuro. Além disso, ainda foram mapeados os canais de comunicação, o perfil dos stakeholders e da rotina de trabalho da equipe multidisciplinar.
Após o entendimento do contexto, era preciso conhecer de forma aprofundada quem eram e como pensavam os públicos que o departamento gostaria de se relacionar e engajar. Não há design de serviços sem foco no usuário. Primeiramente, foi aplicado um questionário rápido entre todos os stakeholders para sondar as percepções e definir um grupo representativo para a realização de uma entrevista de profundidade, que nos permitiu um entendimento aprofundado dos pontos de vista, modelos mentais, crenças e desafios do público.
Com os dados gerais do entendimento do cenário, realizamos um segundo workshop colaborativo com a equipe para a construção da estratégia de marca e posicionamento do departamento que funcionou como direcionamento para todo o processo de construção de soluções e de todos os tipos de inovações almejadas por todos.
![Apresentação do processo de design thinking](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2018/04/ministerio-do-meio-ambiente-design-thinking.png)
A entrega para a equipe
Para facilitar o entendimento e aumentar a absorção do conteúdo, o ciclo foi vivenciado por toda a equipe do departamento no formato de um workshop baseado na metodologia de design thinking de 3 dias, totalizando 20 horas. Durante o workshop, foram apresentadas as estruturas teóricas de cada momento do ciclo e também foi realizado um primeiro ciclo completo de criação de ideias inovadoras e soluções. Dessa forma foi possível que a equipe experimentasse a metodologia com o acompanhamento da Oni, que esclareceu dúvidas e mostrou as possibilidades de adaptação do framework de acordo com o contexto dos desafios futuros. Ao fim do workshop, a equipe ainda saiu com um banco de ideias e soluções prontas para serem desenvolvidas e implementadas para o desafio definido. A inovação organizacional é necessária para que aconteça mudanças externas, toda revolução acontece de dentro para fora e por isso mesmo tendo um objetivo claro focado em stakeholders externos o projeto se transformou em uma grande imersão em design de serviços e design thinking para a equipe interna, só assim a inovação se tornaria cultura e poderia ser aplicada no dia a dia não como ferramenta mas como modelo mental para resolução de problemas e criação de planos e programas.
![Time do DLAA durante o processo de ideação no workshop design thinking](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2018/04/mma-equipe-workshop.png)
O framework de design thinking foi consolidado em um guia impresso para que pudesse ser utilizado recorrentemente, Nele foi consolidado todos os conceitos teóricos deixando claro o que o design de serviços é, o que o design thinking é e como utiliza-los por meio de um banco de ferramentas que podem ser aplicadas em diferentes momentos, dessa forma a equipe consegue desenhar ciclos de soluções de escalas diferentes de acordo com as características de cada desafio que encontrarem em seu cotidiano.
![toolkit de design thinking desenvolvido para se tornar um guia de colaboração.](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2018/04/design-thinking-toolkit.png)
Os resultados do workshop de design thinking
1. Uma estratégia de marca para guiar as ações do departamento.
2. Equipe capacitada para solucionar problemas utilizando da lente do design thinking e design de serviços.
3. Banco de ideias, novos produtos e projetos implementáveis para fomentar o engajamento pelas ações focadas na adaptação climática brasileira.