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Entenda o modelo de negócios do novo espaço de empreendedorismo em Brasília

Case | Modelagem de negócios

Leitura de 5 minutos · 29 nov, 2018 · por julia

Entenda o modelo de negócios e como surgiu o Nauta:  um espaço de estímulo ao empreendedorismo que é fruto da parceria da Oni, Thomas e Amplifica.


O contexto

A oportunidade de criar um novo negócio surgiu a partir da Casa Thomas Jefferson, centro Binacional Brasil e Estados Unidos que tem o objetivo de promover a cultura americana. Em sua filial do Lago Sul, havia um espaço disponível e o desejo de fazer dele alguma iniciativa que reforçasse sua vanguarda e posicionamento. A Thomas buscou então em suas parcerias uma forma de fazer isso acontecer.

Foi assim que nós da Oni, especialistas em design de negócios, e o Amplifica, empresa de formação e capacitação de professores e gestores para era digital, nos juntamos para ressignificar um espaço ocioso da Casa Thomas Jefferson e desenhar um plano de negócios para esta nova empresa.

Sócios do Nauta: Herick Ferreira, Henrique Ayres, Carla Arena, Bárbara Duavy, Lúcia Santos, Thiago Ramiro e Samara Brito.

A definição da proposta de valor

O primeiro passo foi entender o que unia as três empresas e como, juntas, poderíamos entregar valor para as pessoas em forma de uma nova ideia de negócio. Encontramos no empreendedorismo um interesse em comum, que aplicado nos mais diversos contextos, chamamos de mindset empreendedor.

Além de ser um traço marcante da cultura americana, que reforça o posicionamento da Thomas, vemos o empreendedorismo como um modelo mental que vai muito além dos donos de empresas. Ele inspira a todos a criarem novas soluções, uma forma de encarar o mundo, onde cada desafio é encarado como uma oportunidade de crescimento.

Este desejo de impulsionar o mindset empreendedor combinou muito bem com uma necessidade da capital. Brasília é muito associada à política e ao funcionalismo público e, embora o movimento empreendedor tenha crescido, ainda faltava na cidade espaços focados em impulsionar este mindset e as pessoas que desejam fazer diferente independente do tipo de negócio. Empreendedores em busca de conhecimento, networking e referências muitas vezes precisavam viajar para encontrar este suporte. Vimos nesta situação uma oportunidade de oferecer aqui algo que antes só se encontrava em São Paulo e outras grandes capitais.

Com uma temática espacial, ambiente estimulante, pessoas excepcionais e conteúdo fora da curva, criamos a proposta de valor do Nauta: um centro de impulsionamento do mindset empreendedor na capital, com produtos e serviços próprios e também associados à fomentadores e impulsionadores do empreendedorismo de Brasília e do Brasil.

 


O modelo de negócios

Com a definição do público e da proposta de valor era necessário então definir um modelo de negócios financeiramente sustentável que conseguisse potencializar de forma mais efetiva o empreendedorismo na capital.

Invés de procurar chegar individualmente a cada pessoa com mindset empreendedor na cidade, percebemos o potencial de atuar colaborativamente com quem já impulsiona de alguma forma o empreendedorismo. Focamos nossos esforços e principais serviços nos promotores de conteúdo: palestrantes, facilitadores, professores e empreendedores que compartilham conhecimento e promovem conexão para nossa rede.

Para eles, o Nauta funciona como a plataforma que viabiliza e assessora a propagação do seu conteúdo. E estes promotores de conteúdo trazem seu público para o Nauta, que se conecta à rede e passa a participar das demais iniciativas desenvolvidas no espaço.

Isso atualmente acontece em 3 formatos:

  • Cessão de espaço para eventos gratuitos

    Neste formato, não se cobra pelo uso do espaço. A estrutura é disponibilizada para levar conteúdo para cada vez mais pessoas e aumentar a rede de empreendedores do Nauta.

  • Aluguel de espaços para iniciativas empreendedoras

    Para empresas e organizações que se conectam com a proposta do Nauta e precisam pontualmente de um espaço estimulante, as salas são alugadas, com a cobrança feita por período de uso.

  • Parceria com promotores de conteúdo

    Este é o serviço mais completo do Nauta que realmente visa ser a plataforma que entrega tudo que um facilitador precisa para realizar um evento: espaço, divulgação, gestor de pagamento, staff, suporte com material e conexão com a rede de empreendedores. Neste formato, o Nauta assume o risco com os seus parceiros, com a cobrança de um percentual dos ingressos vendidos.

  • Programas de capacitação originais

    O Nauta também organiza serviços próprios para o estímulo ao empreendedorismo. Aqui, os sócios montam  programas de capacitação em parceria com facilitadores da rede para oferecer conteúdos inéditos, que extrai o melhor das pessoas excepcionais acopladas ao espaço.  

 


Resultados

Com o modelo de negócios adotado, o Nauta acoplou facilitadores de peso ao seu sistema que levam continuamente novos empreendedores para orbitarem o espaço.

Em 6 meses de atuação os seguintes resultados foram alcançados:

  • parceria com 34 facilitadores
  • 70 eventos realizados
  • mais de 2000 participantes
  • mais de 350 horas de eventos de capacitação
  • 85 horas de aluguel de espaço
  • ponto de equilíbrio alcançado em 4 meses

 

E o universo a conquistar!

Assim, o Nauta se transformou num ecossistema empreendedor, que estimula o networking, promove a capacitação e impulsiona cada vez mais o cenário empreendedor de Brasília.

Evento de Futurismo com Peter Kronstrøm

O Nauta fica localizado na filial Thomas do Lago Sul (QI 9/11, segundo andar), onde também funciona a Oni. Confira a programação em www.nauta.space e nas redes sociais  (@nauta.space).

 

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