A percepção de uma pessoa sobre o seu negócio pode mudar dependendo de como sua empresa se apresenta ao mundo. Entender o momento certo de iniciar um trabalho de Identidade Visual é indispensável no mundo dos negócios.
Imagine uma pessoa fazendo compras em um supermercado precisando comprar molho de tomate. Na seção de molhos de tomate, ela tem na sua frente cinco opções diferentes. Lado a lado são apresentadas embalagens distintas com mensagens específicas. “Qual devo escolher?”. Provavelmente o primeiro impacto acontecerá puramente pela embalagem. A identidade visual tem papel significativo no momento em que uma empresa se destaca a frente de tantas opções no mercado. Entender o momento exato de se preocupar com o aspecto visual do seu negócio pode definir um começo forte de vendas.
Sabemos que começar um negócio não é uma tarefa fácil. Existem muitas esferas que devem ser consideradas e um planejamento extenso para tirar uma ideia do papel. Ainda assim, a influência que a Identidade Visual exerce pode definir se sua empresa será notada logo no começo da sua existência.
Antes de começar a pensar em cores, formas ou tipografia, é importante definir o que a empresa é. Qual o seu propósito, no que acredita, como ela pode mudar ou melhorar o mundo, o que a faz diferente do concorrente, o que não a faz diferente do concorrente, qual seu produto, qual seu serviço e onde quer se posicionar. Entendendo o que a empresa é, começamos a entender também como ela deve se expressar. Ou seja, como fazer com que as pessoas a percebam de maneira verdadeira.
A identidade visual ajuda a sua empresa a ser reconhecida e a se relacionar. Com uma estrutura bem definida, entendendo seus traços culturais para entregar seu serviço de acordo com sua essência, o trabalho de identidade visual vem para somar e traduzir isso em cores, formas e mensagens visuais.
Mas qual a importância da identidade visual no começo do meu negócio?
Para entender melhor, vamos explorar 3 aspectos:
- Dinheiro
- Relacionamento
- Reconhecimento
Dinheiro
Definindo um sistema de identidade visual certeiro e de acordo com a essência da empresa pode salvar dinheiro a longo prazo. Uma identidade visual coesa e bem planejada evita mudanças que custam muito dinheiro e que talvez não convertam em vendas.
Relacionamento
Um sistema de identidade visual bem pensado cria um relacionamento com seus clientes e consumidores. É uma relação de confiança na qual o visual endossa o sentimento que existe entre uma marca e uma pessoa.
Reconhecimento
A identidade visual ajuda a fortalecer o seu posicionamento no mercado entre muitos concorrentes e similares. Ser reconhecível é fundamental para se destacar. Trazer um elefante verde na embalagem do seu molho de tomate parece ser uma ideia maluca, mas isso a torna única.
Uma boa ideia de negócio pode morrer rapidamente se não for bem estruturada e entregue de forma clara para o mercado. São muitas etapas até a construção de um sistema de identidade visual, e todas elas são fundamentais para criar um negócio com chance de sobreviver e crescer. A identidade visual é a representação do que sua empresa é. É importante que o resultado desse trabalho seja satisfatório para que o seu negócio se destaque em um mercado cheio de tubarões.
Quer saber mais sobre nosso trabalho em Identidade Visual? Clique aqui.