A percepção de uma pessoa sobre o seu negócio pode mudar dependendo de como sua empresa se apresenta ao mundo. Entender o momento certo de iniciar um trabalho de Identidade Visual é indispensável no mundo dos negócios.
![Tipos de molho de tomate que você encontra no supermercado](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2019/02/molho-de-tomate-com-tomate-em-lata-opções.jpg)
Imagine uma pessoa fazendo compras em um supermercado precisando comprar molho de tomate. Na seção de molhos de tomate, ela tem na sua frente cinco opções diferentes. Lado a lado são apresentadas embalagens distintas com mensagens específicas. “Qual devo escolher?”. Provavelmente o primeiro impacto acontecerá puramente pela embalagem. A identidade visual tem papel significativo no momento em que uma empresa se destaca a frente de tantas opções no mercado. Entender o momento exato de se preocupar com o aspecto visual do seu negócio pode definir um começo forte de vendas.
Sabemos que começar um negócio não é uma tarefa fácil. Existem muitas esferas que devem ser consideradas e um planejamento extenso para tirar uma ideia do papel. Ainda assim, a influência que a Identidade Visual exerce pode definir se sua empresa será notada logo no começo da sua existência.
Antes de começar a pensar em cores, formas ou tipografia, é importante definir o que a empresa é. Qual o seu propósito, no que acredita, como ela pode mudar ou melhorar o mundo, o que a faz diferente do concorrente, o que não a faz diferente do concorrente, qual seu produto, qual seu serviço e onde quer se posicionar. Entendendo o que a empresa é, começamos a entender também como ela deve se expressar. Ou seja, como fazer com que as pessoas a percebam de maneira verdadeira.
![](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Pepsi.jpg)
Pepsi | Evolução do Logotipo
A identidade visual ajuda a sua empresa a ser reconhecida e a se relacionar. Com uma estrutura bem definida, entendendo seus traços culturais para entregar seu serviço de acordo com sua essência, o trabalho de identidade visual vem para somar e traduzir isso em cores, formas e mensagens visuais.
Mas qual a importância da identidade visual no começo do meu negócio?
Para entender melhor, vamos explorar 3 aspectos:
- Dinheiro
- Relacionamento
- Reconhecimento
Dinheiro
Definindo um sistema de identidade visual certeiro e de acordo com a essência da empresa pode salvar dinheiro a longo prazo. Uma identidade visual coesa e bem planejada evita mudanças que custam muito dinheiro e que talvez não convertam em vendas.
![O Boticário Logotipo](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Captura-de-Tela-2019-02-01-às-10.28.53.png)
Relacionamento
Um sistema de identidade visual bem pensado cria um relacionamento com seus clientes e consumidores. É uma relação de confiança na qual o visual endossa o sentimento que existe entre uma marca e uma pessoa.
![ben and Jerry's sistema de identidade visual](https://www.oni.com.br/wp-content/uploads/2019/02/ben-and-jerrys.png)
Reconhecimento
A identidade visual ajuda a fortalecer o seu posicionamento no mercado entre muitos concorrentes e similares. Ser reconhecível é fundamental para se destacar. Trazer um elefante verde na embalagem do seu molho de tomate parece ser uma ideia maluca, mas isso a torna única.
Uma boa ideia de negócio pode morrer rapidamente se não for bem estruturada e entregue de forma clara para o mercado. São muitas etapas até a construção de um sistema de identidade visual, e todas elas são fundamentais para criar um negócio com chance de sobreviver e crescer. A identidade visual é a representação do que sua empresa é. É importante que o resultado desse trabalho seja satisfatório para que o seu negócio se destaque em um mercado cheio de tubarões.
Quer saber mais sobre nosso trabalho em Identidade Visual? Clique aqui.