Fundo com vetores

Branding da escola que desenvolve os protagonistas do hoje e do amanhã

Case | Branding

Leitura de 7 min · 03 out, 2018 · por Barbara Silva

Entenda como construímos a marca e fomentamos o posicionamento da Avidus, nova escola em Brasília que fomenta o protagonismo desde a primeira infância. Um desejo de impacto e mudança na educação do Grupo Eklod que foi e vem sendo trilhado com a Oni.

O grupo educacional Eklod, com mais de mais de 32 anos no segmento, é formado por pessoas que buscam construir o futuro da educação. Em 2018 o grupo percebeu que era hora de dar o próximo passo e iniciaram um novo projeto: a abertura de uma nova escola que propiciasse o que há de mais atual na educação infantil: a metodologia ativa, onde o aluno é protagonista do seu aprendizado e experiencia diariamente um espaço imersivo, conectivo e bilingue. A partir da ideia e do modelo de negócio planejado, a Oni desenvolveu o processo de branding da escola que construiu a marca de dentro para fora, possibilitando que ela conectasse com seu público e transmitisse tudo que ela é.

Projeto Arquitetônico Avidus Schooll em Brasília
Projeto Arquitetônico e Imagem: Mareines Arquitetura


Ressignificação da visão da liderança e consolidação da proposta de valor.

Os líderes do grupo e visionários dessa nova escola já tinham a visão do posicionamento e impacto que gostariam de proporcionar. Foi desafio da Oni fazer as conexões entre o estratégico, tático e operacional e entender se esse sonho fazia sentido para as famílias e para o mercado de Brasília.

Por que afinal criar uma escola bilíngue? E por que investir nas principais tendências da educação?  O processo de consolidação da proposta de valor serviu para transformar a intenção dos sócios num discurso inspiracional, tangível e encantador que deu significado ao que a escola  oferecia de mais único.

A ideia é que o mundo está mudando muito rápido a ponto de não sabermos como será o futuro. Mas os cidadãos do amanhã precisam ser formados hoje. A Avidus vem então para ser a escola que desde cedo estimula a mente empreendedora nas crianças e as tornam capazes de identificar oportunidades, resolver problemas e criar novas soluções, para assim superarem os desafios que ainda nem existem.  

Com o uso de metodologias ativas, que coloca o aluno no centro do seu próprio aprendizado, e diversos conhecimentos que vão muito além das disciplinas tradicionais, a Avidus existe para formar os protagonistas de hoje e do amanhã.

O bilinguismo vem como ferramenta que amplia os horizontes e fomenta o desenvolvimento de futuros cidadãos globais.

branding da avidus school

 

 


Imersão no contexto para decisão de um posicionamento proprietário.

Escolas bilíngues vem se tornando cada vez mais comuns em Brasília e no contexto nacional. Esta realidade é diretamente ligada às novas necessidades e interesses dos pais para o desenvolvimento intelectual e educacional dos seus filhos e ao contexto do mundo, cada vez mais conectado e global.

Então como criar uma marca diferenciada de tantas outras marcas de escolas bilíngues? Nossa solução foi ir além da integração com a língua inglesa para focar em tudo que é necessário na preparação de crianças para a nova realidade:  a conexão com os métodos contemporâneos mais adequados ao desenvolvimento infantil; a evolução constante; e sem esquecer que ainda é uma escola brasileira, que tem sua riqueza cultural, contexto e comunidade. Esse elo também reforça o objetivo da escola e do grupo de desenvolver a educação nacional e a comunidade escolar local. A ideia não é desconectar seus alunos das próximas escolas e universidades que experienciarão e muito menos do país em que vivem. Mas sim desenvolver essa pessoa para se conectar com o mundo e estar apta a viver e trazer impacto para ele, como um verdadeiro cidadão global.

posicionamento de mercado da avidus school

 


A definição do nome que representa o DNA do aluno.

Com a proposta clara, precisávamos de um nome que representasse esta marca. Alguns critérios estavam em jogo: além de ser capaz de expressar seu posicionamento, o nome deveria ser facilmente falado em inglês e português.

300 nomes foram criados, 70 foram pré-selecionados, 8 apresentados e 1 escolhido: Avidus.  Este nome, traz em seu significado a conexão com um dos principais benefícios das metodologias inovadoras, que deixam o aluno ávido por conhecimento.

Escolhemos a palavra em latim “Avidus”, porque ela originou a palavra portuguesa “ávido” e inglesa “avid”. Assim, garantimos uma conexão com ambas as línguas além de uma pronúncia similar em ambas.

A sonoridade da palavra “Avidus” também reforça o viés performático da marca, que veio para formar os protagonistas de hoje e do amanhã.

logo avidus school

Construção de um universo visual performático e ainda assim infantil.

Para o conceito da identidade visual, percebemos que, apesar de lidar com ensino infantil, a expressão da Avidus não poderia ser infantilizada. A marca da escola que fomenta o desenvolvimento de cidadãos globais precisaria demonstrar visualmente todos os estímulos que tornam o aluno Avidus sedento por conhecimento.

Para representar a diversidade de aprendizados, o universo visual da Avidus insere o aluno em um contexto mutante, adaptativo e pulsante. As composições mostram um mundo múltiplo em movimento para o protagonista em destaque. São figuras, formas e imagens que identificam um universo de possibilidades a serem exploradas pela criança.

A paleta cromática, com tons de vermelho e azul, foi escolhida para criar contraste entre escolas e também pensada para evidenciar a língua inglesa como uma das formas que a Avidus se apresenta ao mundo.

Adotando sua força em ser um colégio bilíngue, as campanhas e peças gráficas sempre reforçam a mensagem em português e inglês. Assim, através dos pontos de contato, já é possível perceber este diferencial da escola.

 


Construção da voz que alinha todo o discurso.

Na criação da identidade verbal, transformamos todo o discurso da marca em mensagens principais para serem expressadas na sua comunicação.

 

 

Definimos também um tom de voz que reforça a personalidade da Avidus. Nele, enfatizamos a performance, com uso de palavras fortes e frases de efeito, ao mesmo tempo que personalizamos o nosso discurso, para uma linguagem que trata cada família em sua individualidade e não se esquece que estamos lidando com crianças.

As diretrizes foram transformados num workshop de identidade verbal, dada à equipe de vendas e àqueles que escrevem textos em nome da marca e lidam diretamento com seu público.


Continuamos juntos para os próximos passos.

Após essa fase de diagnóstico, definição de posicionamento e construção da expressão da Avidus, estamos desenvolvendo em conjunto as estratégias de marketing e todas as ações necessárias para que esta marca cresça  e entregue toda a sua proposta de valor no serviço e no dia a dia das crianças, pais e comunidade escolar já a partir do início de 2019. Começamos com o treinamento da equipe de atendimento e vendas da Avidus, com foco na matrícula, e  com a experiência de acolhimento dos alunos para celebração desta união tão desejada. Muitos passos ainda estão por vir para o desenvolvimento contínuo desta escola que nunca poderá parar no tempo.


 

Conheça a Avidus:

 

Projeto Arquitetônico: Mareines Arquitetura


Impactos do Processo

1. Definição da plataforma de marca

2. Definição do posicionamento

3. Criação de nome

4. Criação da expressão visual e verbal 

Conheça a Avidus!


 

 

 

Mais conteúdo sobre

Branding