Fundo com vetores

Alinhando e Diferenciando a Expressão de Marcas Irmãs

Case | Branding

Leitura de 5 · 20 fev, 2019 · por julia

Beiramar Imóveis e Beiramar Corporate são marcas com uma mesma espinha dorsal, que encontraram na expressão visual e verbal uma forma de se diferenciar para os seus públicos e contextos.


 

Nós da Oni tivemos a oportunidade de trabalhar com a Beiramar, um grupo empresarial que  ajuda o mercado imobiliário a viver o espírito do nosso tempo. Nosso desafio foi entender o negócio de ponta-a-ponta criando diretrizes de expressão visual e verbal capazes de diferenciar dois segmentos bem específicos da empresa: Beiramar Imóveis, com foco na experiência de moradia do público B2C (consumidores finais) ; e Beiramar Corporate, que encontra espaços empresariais e oferece inteligência de praça para o público B2B (focado em empresas). Tais diretrizes deveriam ser internalizadas pela equipe de marketing da Beiramar para utilizar no novo momento da comunicação da empresa. Confira a solução que projetamos para este desafio.


A espinha dorsal da marca Beiramar

A Beiramar é vanguardista por natureza, e tem como sua essência:

“Transformar a experiência de moradia, ajudando o mercado imobiliário a viver o espírito do nosso tempo.”

Para fazer com que sua essência se concretize, a Beiramar une sua experiência no mercado imobiliário com a vanguarda tecnológica e o foco no consumidor.

A relação que a empresa tem com seus clientes molda a maneira que os colaboradores agem e trabalham — sempre próximos e entendendo desejos e sonhos das pessoas.

A tecnologia agrega e transforma essas relações, sempre sendo utilizada em benefício de quem trabalha, de quem usa e de quem está em contato com a empresa.

Já sua escala e anos de atuação constrói credibilidade junto aos públicos,  que reconhece a marca como uma referência.

 


A personalidade da marca Beiramar

Com estes pontos em vista, criamos três nuances de personalidade que passaram a guiar toda comunicação:

Próximo: Somos sempre próximos e entendemos os desejos e sonhos dos nossos clientes que tornam nosso trabalho possível.

Inovador: A inovação digital está no nosso sangue ajudando a construir o futuro das relações entre pessoas e imóveis.

Sábio: Temos experiência de mercado e a habilidade de estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Essas três nuances de personalidade se manifestam de forma mais ou menos significativa dependendo de cada contexto. Quando combinadas 2 a 2, se expressam verbal e visualmente de forma proprietária para cada segmento da marca da Beiramar. A soma dessas 3 nuances constrói e a percepção geral da marca.


Os segmentos B2C e B2B

Com as nossas nuances de personalidade pudemos ter uma ideia mais clara de como isso era expresso para as duas marcas que estão em contato direto com o público final, que usa o serviço da Beiramar.

A Beiramar Imóveis é a marca relacionada à uma esfera B2C em que os clientes utilizam serviços de compra, venda, e rentabilização de imóveis. A principal proposta de valor para este público é proporcionar uma experiência humana ao realizar negócios imobiliários, com amparo e segurança, de uma empresa especializada. Por isso as nuances de personalidade evidenciados com mais força aqui são próximo e sábio.

Já a Beiramar Corporate se relaciona com o público B2B, ao ajudar outras empresas a encontrarem um espaço estratégico. Muito mais que um ponto, para este público a Beiramar une conhecimento imobiliário ao de negócios para entregar inteligência de praça focada nas necessidades do negócio. As nuances de personalidade evidenciados com mais força aqui são sábio e inovador.

Internamente, a comunicação com a equipe adotou as nuances próximo e inovador,  a fim de reforçar a inovação e proximidade como traços da cultura organizacional, que refletem para o cliente.

São formas diferentes de se manifestar, mas que veem na mesma essência seu guia de expressão.


Identidade Verbal e Visual

A expressão é a combinação entre Identidade Verbal e Visual. No caso da Beiramar o braço de Imóveis e o braço Corporate se apropriam de pontos mais fortes da personalidade para expressar uma personalidade única, porém reconhecíveis como irmãs.

 

Estrutura da Identidade Verbal

A estrutura de mensagens da Beiramar foi projetada com referência num iceberg. Em sua ponta estão as mensagens mais fáceis de serem visualizadas. Já as mensagens da base geralmente são invisíveis, mas sustentam toda a cadeia.

Com a estrutura definida a equipe de comunicação e marketing tem mais ferramentas e capacidade de construir campanhas de acordo com o público e o segmento, de forma estruturada e eficaz.

 

Estrutura da Identidade Verbal

A Identidade Visual é uma entrega da personalidade construída em peças gráficas e ativos digitais. Tanto para a Beiramar Imóveis quanto para a Beiramar Corporate trabalhamos nas seguintes esferas.

 

  1. Mood
    1. Qual a percepção que queremos provocar no usuário ao ver o sistema de identidade visual das marcas Imóveis e Corporate.
  2. Assinatura Gráfica
    1. Regras e de uso e de aplicação para o nosso principal ativo de reconhecimento de marca.
  3. Inteligência Cromática
    1. Respeitando o legado da empresa, quais são as cores e como utilizar para criar peças gráficas que refletem o posicionamento e personalidade da marca.
  4. Inteligência Tipográfica
    1. Quais fontes utilizar na web e em peças gráficas físicas, qual sua hierarquia de uso e como aplicar prática.
  5. Inteligência Fotográfica
    1. Como utilizar fotografia e como tirar fotos dos imóveis para apresentar sempre as melhores características do produto.
  6. Elementos de Apoio
    1. Formas e aplicação de elementos reconhecidos da marca como suas ondas, golfinho, e malhas gráficas.
  7. Exemplos de Aplicação
    1. Referências de materiais como: cartazes, assinaturas de e-mail, papelaria, etc. que facilitam o trabalho da equipe ao procurar por referências.

Todos são pontos cruciais para a construção de uma expressão visual que reflita os direcionamentos das marcas Beiramar, assim como são fundamentais na hora de replicar o conhecimento em uma equipe grande de designers e comunicadores.


Resultados

Pensando sempre na apropriação desses ativos pela empresa, criamos a Central da Marca Beiramar: o repositório onde colaboradores têm acesso a todo o material relacionado com Proposta de Valor das marcas, Identidade Verbal, Identidade Visual e Downloads de ativações e outros materiais de comunicação. É a forma com que o toda a inteligência gerada durante o projeto se reverbere dentro da Beiramar e alcance pessoas das mais variadas equipes.

A Central da Marca vira um hub de inteligência da expressão de marca onde colaboradores, sócios, parceiros e fornecedores têm acesso ao que precisam quando precisarem. O resultado do trabalho é conseguir alinhar a equipe de forma muito mais eficaz, sempre prezando pela história e legado de uma das empresas mais tradicionais do segmento e que olha para o futuro de forma única e holística.

Mais conteúdo sobre

Branding