UM FRAMEWORK DE DESIGN THINKING

O QUE É O DLAA

O Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental (DLAA) é um departamento no Ministério do Meio Ambiente que recentemente recebeu uma missão muito importante: elaborar estratégias de inteligência e colaboração nas camadas de órgãos públicos, privados e da sociedade com o intuito de fomentar a adaptação climática no Brasil.

O DESAFIO

O desafio do projeto era a elaboração de uma estratégia nacional de capilarização de informações e de engajamento dos diferentes stakeholders para adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Com uma equipe reduzida e uma tarefa muito grande, nossa abordagem foi criar mecanismos cujo os quais a própria equipe do departamento pudesse replicar em seu dia a dia para construir soluções estratégicas e engajar seus diferentes públicos no que diz respeito à mudança climática.

O PROCESSO

A primeira etapa do projeto foi o entendimento do cenário do desafio, iniciado por um workshop colaborativo onde foi feito um mapeamento do histórico do departamento, sua situação presente e visão de futuro. Ainda foram mapeados os canais de comunicação, o perfil dos stakeholders e da rotina de trabalho da equipe.

Após o entendimento do contexto, era preciso conhecer de forma aprofundada quem eram e como pensavam os públicos que o departamento gostaria de se relacionar e engajar. Primeiramente, foi aplicado um questionário rápido entre todos os stakeholders para sondar as percepções e definir um grupo representativo para a realização de uma entrevista de profundidade, que nos permitiu um entendimento aprofundado dos pontos de vista, modelos mentais, crenças e desafios do público.

Com os dados gerais do entendimento do cenário, realizamos um segundo workshop colaborativo com a equipe para a construção da estratégia de marca e posicionamento do departamento que funcionou como direcionamento para todo o processo de construção de soluções.

Toolkit de Design de Serviços para o MMA

PASSANDO PARA A EQUIPE

Para facilitar o entendimento e aumentar a absorção do conteúdo, o ciclo foi apresentado para toda a equipe do departamento no formato de um workshop de 3 dias, totalizando 20 horas. Durante o workshop, foram apresentadas as estruturas teóricas de cada momento do ciclo e também foi realizado um primeiro ciclo completo de soluções. Dessa forma foi possível que a equipe experimentasse a metodologia com o acompanhamento da Oni, que esclareceu dúvidas e mostrou as possibilidades de adaptação do framework de acordo com o contexto dos desafios futuros. Ao fim do workshop, a equipe ainda saiu com um banco de ideias e soluções prontas para serem desenvolvidas e implementadas para o desafio definido.

O framework foi consolidado em um guia impresso, com todos os conceitos teóricos e um banco de ferramentas que podem ser aplicadas em diferentes momentos, dessa forma a equipe consegue desenhar ciclos de soluções de escalas diferentes de acordo com as características de cada desafio que encontrarem em seu cotidiano.

A SOLUÇÃO

A solução que construímos foi um framework de trabalho colaborativo que permitisse ao departamento gerar soluções alinhadas com a sua estratégia de marca e com foco em seu público-alvo. O framework tomou forma como um ciclo de soluções composto por 4 momentos:

ENTENDIMENTO DO CONTEXTO E DO PROBLEMA;
IDEAÇÃO;
PROTOTIPAÇÃO;
REFINAMENTO E DEFINIÇÃO.

OS RESULTADOS

UMA ESTRATÉGIA DE MARCA QUE GUIA AS AÇÕES DO DEPARTAMENTO;

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A LENTE DO DESIGN THINKING;

BANCO DE IDEIAS E PROJETOS PARA ENGAJAMENTO DOS STAKEHOLDERS À ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA NO BRASIL.