NOVO NOME PARA UM ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA

Branding e Naming para Lazo Mason

O CONTEXTO DA SOLUÇÃO

A Arquitetando A2 era um escritório de arquitetura de Brasília, formado por Laura Raquel e Anelise Melo, com mais de 5 anos de mercado. Realizando projetos de alto padrão, atendia um público classe A e participava de mostras famosas, como a Casa Cor.

Com uma marca pouco estruturada, que nasceu à medida em que o negócio foi crescendo, as arquitetas perceberam uma disparidade entre sua expressão visual e o posicionamento e os resultados entregues nos projetos.

O diagnóstico realizado pela Oni abarcou a atuação das arquitetas, a percepção da qualidade de seus trabalhos por seus clientes, o panorama do mercado de arquitetura e a visão de negócio das sócias. A solução proposta foi um reposicionamento completo do escritório, do nome à melhoria dos serviços, passando por toda a estratégia de expressão.

Imagem da plataforma da marca - Lazo Mason Arquitetura

A partir de uma estratégia de marca que reforça o amparo ao cliente em todo o processo – do planejamento à decoração, passando pelos momentos mais complexos das obras – foi possível iniciar o processo de naming da nova marca.

O NAMING

Um dos objetivos do novo nome era distinguir a empresa do padrão de nomenclatura do mercado imobiliário e aproximar a marca do público classe A. O processo de naming durou 2 meses, levando em consideração a estratégia da marca, os aspectos linguísticos, culturais e legais; resultando em uma shortlist de 6 possibilidades de nome, cada um com sua possibilidade de posicionamento e percepção.

Assim surgiu a Lazo Mason, um nome com uma sonoridade ritmada e que remete às línguas hispânico e saxônicas européias.

TRASMITINDO SOFISTICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO.

O NOME

Nome derivado do francês.

lazo

elo, parceria, ligação, laço.

mason

aquele que constrói com pedra sob pedra, alvenéu.

Remete ao laço histórico da empresa com o trabalho do Mason, que utilizava pedra e argila para fazer seu trabalho e assim dar abrigo e proteção para as pessoas. Seu esforço manual, que demandava tempo e atenção, é o que fortalecia o elo entre o ele e seus clientes, porque cada obra atendia a necessidades singulares e pessoais.

RESULTADOS

UM NOVO SIGNIFICADO

A evolução do negócio foi consolidada com um nome que aproxima a marca de seu público.

PERCEPÇÃO ALINHADA

O nome gera uma percepção dos stakeholders mais alinhada com a qualidade do serviço prestado.

DIFERENCIAÇÃO

O novo nome permitiu a empresa se diferenciar de seus concorrentes dentro do mercado de arquitetura.